Tradução Automática

A tradução automática tem vindo cada vez mais a ser inserida no fluxo de trabalho de legendagem. Por essa razão, dedicamos esta página a este tema, contribuindo com a nossa posição e alguns recursos relevantes.

A posição da ATAV

Na ATAV, não somos contra a utilização de tradução automática. Somos, no entanto, contra o pagamento de preços mais baixos relativamente à tradução de raiz. A tradução automática por si já poderá trazer uma mais-valia ao cliente: uma entrega num prazo mais curto. Esta vantagem já é mais do que suficiente, não devendo ser aliada a preços reduzidos.

É verdade que, quando a tradução automática é fornecida pelo cliente, esta tem um custo para ele. Contudo, é um investimento que o próprio faz para beneficiar de uma entrega mais rápida. Os tradutores são profissionais altamente qualificados e o seu trabalho é mentalmente exigente, tanto na tradução de raiz como na tradução automática. A utilização de tradução automática não justifica a dispensa de um profissional que realize a chamada pós-edição; aliás, dada a especificidade da tradução automática, é fundamental que se recorra a um profissional com a formação necessária de forma a evitar que passem erros difíceis de detetar.

Além disso, a tradução automática não deve ser imposta. Ela deve ser vista como uma ferramenta que pode acelerar e melhorar o trabalho do tradutor, mas deve ser o mesmo a decidir utilizá-la ou não.

Aos tradutores que se vejam perante uma proposta de pós-edição, aconselhamos a que não aceitem um valor inferior ao que aceitariam por tradução de raiz. Poderão usar os argumentos que referimos aqui em cima com os clientes que o propuserem. Este é um ponto de viragem e cabe-nos a nós, profissionais, lutarmos pelo nosso futuro profissional, que não será sustentável com a redução do preço por minuto, já de si baixo no ramo da legendagem.

Manifesto da AVTE

Em 2021, a AVTE publicou o Manifesto sobre Tradução Automática, marcando a sua posição quanto a este tema e a forma como a tradução automática deve ser aplicada. O manifesto pode ser lido aqui no seu original.

Outros recursos relevantes

Se tiver alguma questão, contacte-nos.