Infelizmente, a maioria dos tradutores já se encontrou numa situação em que o cliente, empresa ou particular, não lhe pagou pelos serviços que foram prestados no prazo que foi acordado. As justificações para a falta de pagamento são várias, mas raramente são legítimas. Se o trabalho foi entregue à hora combinada e com a qualidade esperada e o recibo foi devidamente efetuado e enviado, o atraso no pagamento não se justifica.
Caso se encontre numa situação em que o cliente não lhe pagou no prazo estipulado, eis as medidas que deve tomar:
- Relembrar o cliente – Envie um e-mail ou ligue para o responsável pelos pagamentos ou para quem lhe atribuiu o trabalho. Cordialmente, comunique que ainda não recebeu o pagamento. Comece por presumir que se possa tratar de um mal-entendido ou de algum lapso ou atraso fora do controlo do cliente. Dê sempre o benefício da dúvida. Se após vários dias não obtiver resposta aos e-mails nem conseguir entrar em contacto com o cliente ou se o cliente usar desculpas injustificadas, passe para o passo seguinte.
- Enviar uma carta de cobrança – Redija uma carta de cobrança ou peça a um advogado que o faça. Envie a carta por correio registado. Se não obtiver nenhuma resposta nem receber um comprovativo de pagamento, passe para o passo seguinte.
- Avançar para ações legais – No caso de o valor em dívida ser inferior a 15 mil euros, deve intentar uma injunção, eletrónica ou presencialmente. O seguimento do processo depende do pagamento, ou falta dele, por parte do cliente.
Estas informações foram confirmadas por um jurista e são baseadas no artigo que pode encontrar aqui. Aconselhamos a sua leitura antes de tomar qualquer passo.
No caso de clientes estrangeiros (europeus), consulte estas ligações:
Ações de Pequeno Montante e Injunção Europeia.
Para além dos passos acima descritos, eis o que mais pode fazer ou ter em conta:
- Contactar colegas discretamente para perceber se a situação é recorrente.
- Não divulgar publicamente a situação (por exemplo, no Facebook, inclusive em grupos de tradutores); o cliente pode acusá-lo de difamação, mesmo que tenha razão.
- Se o cliente constar em diretórios de sites de tradução (como o ProZ ou o TranslatorsCafé), faça a avaliação do mesmo para que outros colegas fiquem alerta.
- Não aceitar mais trabalho do cliente até que o pagamento em falta seja regularizado.
Se se deparar com esta situação e não souber a quem recorrer, pode contactar-nos. Tentaremos ajudar como possível para que tudo se resolva da melhor forma.
1 thought on “O que fazer quando um cliente não paga?”
Comments are closed.