ATRAE e AVTE reagem a livro branco de Iyuno-SDI

Em junho de 2022, a empresa internacional de TAV Iyuno-SDI Group, que atualmente detém uma das maiores fatias do mercado audiovisual, divulgou um documento chamado A Simplified Look at the Subtitling Production Process. Este curto livro branco fala sobre o processo de produção do trabalho de legendagem, do alegado investimento que a empresa faz e, por fim, conclui com uma “perspetiva da indústria”, onde é abordado o tema da “falta de tradutores” que tem sido muito falado ultimamente.

Nesta secção, a Iyuno-SDI afirma que “alguns artigos publicados indicam que a razão por trás da falta de tradutores é os preços baixos praticados”, “quem trabalha tem o direito de lutar por uma remuneração melhor” e “[a Iyuno-SDI nunca viu] um tradutor fazer um trabalho de pouca qualidade por ser feito por um preço inferior”. Estas alegações, sem qualquer fonte apontada, foram recebidas pelas associações europeias e geraram uma resposta por parte da associação de TAV espanhola ATRAE, que redigiu uma carta aberta à empresa como forma de resposta a este livro branco, e da federação europeia de associações de TAV AVTE, da qual a ATAV faz parte.

A carta aberta da ATRAE, à qual a ATAV subscreve por completo, pode ser lida aqui.

A reação da AVTE, com a qual também concordamos, pode ser lida aqui.

A ATAV tem vindo a organizar reuniões para discutir a aplicação de tradução automática na legendagem, com especial enfoque nas práticas da empresa Iyuno-SDI após relatos de outras associações sobre esta introdução noutros países, como a Suécia e Espanha. Na última destas reuniões, realizada no dia 5 de junho, averiguámos os preços e condições atualmente praticados pela empresa, sendo de destacar a discrepância de preços que alguns tradutores recebem. Há ainda tradutores que reclamam da comunicação com os gestores de projeto e a diminuição da qualidade das traduções por parte dos revisores.

Por fim, aproveitamos para relembrar que, quer sejam associados ou não, caso queiram partilhar connosco alguma informação em relação à Iyuno-SDI podem fazê-lo aqui ou através das redes sociais por vias privadas. Qualquer informação partilhada será bem recebida e usada em prol de todos, sendo o anonimato garantido.


Encontrou erros neste artigo? Fale connosco.

Deixe uma resposta