Oficina: Como utilizar o Aegisub para criar legendas dinâmicas

Oficina ATAV | Como utilizar o Aegisub para criar legendas dinâmicas

Vamos começar o ano 2023 com a primeira formação só para associados da ATAV. A oficina “Como utilizar o Aegisub para criar legendas dinâmicas” irá decorrer no dia 8 de fevereiro de 2023, em formato online, entre as 14h30 e as 17h (com um pequeno intervalo no meio), e será apresentada pela professora e investigadora de TAV portuguesa Sara Ramos Pinto.

Onde: Online (através do Zoom)
Quando: 8 de fevereiro, das 14h30 às 16h30
Para quem: Só para associados da ATAV
Custo: Gratuito

Descrição da oficina

Com o crescimento dos vídeos corporativos, surge a necessidade de ir além das legendas .srt típicas e adotar soluções mais criativas para traduzir e localizar conteúdos audiovisuais. Nesta oficina, aprenderá a tirar partido de cores, tipos de letra e efeitos (ex. movimento, fade-in, fade-out) permitidos pelos ficheiros .ass, através do Aegisub (uma ferramenta gratuita). Após uma breve introdução às necessidades do mercado e aos contextos em que os ficheiros .ass podem ser úteis, a oficina oferecerá a possibilidade de praticar com base num vídeo comercial e receber feedback da formadora da oficina e de outros participantes. 

Sobre a formadora

Sara Ramos Pinto é Professora Associada em Estudos de Tradução na Universidade de Leeds (Reino Unido), onde é atualmente a Diretora do Programa do Mestrado em Tradução Audiovisual. É membro da direção da ESIST e membro internacional da direção do CETRA em KU. Leuven (Bélgica). É também colaboradora de investigação no CEAUL (Universidade de Lisboa). Entre as suas publicações, tem uma série de artigos em revistas de referência, tais como Target, The Translator, e META, bem como livros coeditados e special issues. A sua publicação mais recente é o livro Introduction to Translation Studies em coautoria com Jeremy Munday.
Paralelamente ao seu trabalho académico, a Sara é uma tradutora experiente nas áreas da tradução de audiovisuais e tradução de texto académico. Mantém ligações estreitas com a indústria como consultora e formadora, mas também através da sua investigação que desenvolve em colaboração com diferentes empresas e cineastas.

Para mais informações, contacte-nos.


Encontrou erros neste artigo? Fale connosco.